Cidade de Chaves

Vamos conhecer a cidade de chaves

Vamos em grupo descobrir o minho de Portugal, começando pela cidade de Chaves e terminando na também bonita cidade de Mirandela. Iremos ter muito que ver nesta zona de Portugal, uma zona por vezes esquecida, mas que nos dá tanto em termos de cultura e natureza. Começamos, assim este circuito pela bela cidade de Chaves, […]

Caminho a Santiago

Excursão de caminho a santiago de compostela

Excursão em autocarro de caminho a Santiago de Compostela. Vem com a Triskelion Expeditions conhecer uma parte do caminho de Santiago. Começaremos por conhecer o a parte portuguesa do caminho a Santiago de Compostela, visitando a localidade de Tui. Esta localidade espanhola conta com uma das catedrais mais famosas de Galiza: Santa María de que […]

Terras de azeite com feira dos Santos

Existentes desde a pré-história as oliveiras atravessaram os séculos mantendo seu significado religioso e social.
Aristóteles filosofou sobre seus frutos e Leonardo da Vinci inventou uma forma revolucionária de prensá-los. Apesar das formas, cores e tamanhos diferentes, as azeitonas que conhecemos e consumimos têm o nome científico de “olea eoropaea”, membro da família das oleares, à qual pertencem também o jasmim e o lilás.
Como as uvas, existem as azeitonas para prensar e comer e cada cultura tem o sua forma diferente de curá-las. Acrescentam sabor aos pratos e são usadas em inúmeras receitas de sucesso.
A oliveira é trazida para a Península Ibérica pelos romanos, mas são os árabes aquando da sua ocupação, que instituem a sua cultura intensiva, principalmente em Trás-os-Montes e Alto Douro.

Serra da Estrela

A serra da Estrela, marcada pela altitude e pelas glaciações, berço do rio Mondego, Zêzere e Alva, acolhe o maior parque natural do país, feita de granito e marcada pelo xisto.
O seu ponto mais elevado, com 1993 metros de altitude e denominado Torre, torna-a na montanha mais alta de Portugal continental.
Com a presença todo o ano dos grandes rebanhos organizados pelos pastores e seus fiéis cãos de raça “serra da estrela”, no inverno cobre-se de um manto branco que continua a proporcionar ao visitante momentos de rara beleza.

Verde Minho com Gerês

O Gerês sempre simbolizou a harmonia entre o Homem e a natureza, com o seu granito moldado pelo tempo.
As águas correm cristalinas pelos ribeiros e o ar puro envolve a grande diversidade natural. O Parque Nacional da Peneda-Gerês é o único a nível nacional e foi decretado em 1971. As suas colinas acidentadas albergam veados, lobos e águias-reais entre outra fauna autóctone. Os trilhos incluem uma estrada romana repleta de marcos.
A estância termal do Gerês data do século VII, tirando partido das qualidades das suas águas naturais.

São Martinho na Beira 2022

O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país.

Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga.
Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho.

Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”. De acordo com alguns autores, a realização dos magustos remonta a uma antiga tradição de comemoração do Dia de Todos os Santos, onde se acendiam fogueiras e se assavam castanhas.

Norte alentejano 2022

O Alentejo é atualmente uma só região e a maior de Portugal.
Com notáveis cidades e pitorescas aldeias como que paradas no tempo, encontramos a Norte belas paisagens, desde a zona montanhosa e serrana até ao planalto que caracteriza o centro geográfico da região. A riqueza histórica, com imensos vestígios arqueológicos têm muito para contar, neste local onde impera a paz de espírito e tranquilidade.
A fama da gastronomia alentejana transpõe fronteiras, altamente apreciada, tal como os seus vinhos que completam uma oferta regional de excelência.

Douro Turístico 2022

O rio Douro nasce nos picos da Serra de Urbión, na província espanhola de Sória, a 2160 metros de altitude.
Após extenso percurso em Espanha, entra em Portugal e atravessa o norte do país até à sua foz junto às cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia. É o terceiro rio mais extenso da península Ibérica. Possui 897 km de comprimento, 572 km em solo espanhol, 213 km navegáveis em território português e 112 km de carácter internacional, pois o seu curso faz de fronteira.
A UNESCO incluiu, em 14 de dezembro de 2001, a Região Vinhateira do Alto Douro na lista dos locais que são Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural.

Córdova – Granada – Sevilha

A Andaluzia encontra-se no sul da Espanha, fronteira com Portugal e linha costeira virada ao mar Mediterrâneo e oceano Atlântico.
Região que passou pelo domínio de fenícios, gregos, romanos, povos bárbaros, judeus e árabes, a Andaluzia é uma mistura de culturas com referências únicas e reconhecidas como símbolos espanhóis reconhecidos mundialmente, como o seu património, que atesta este passado histórico

Arouca, Freita e passadiços

Com um património geológico de excepcional importância, o Arouca Geopark foi reconhecido em 2009 pela UNESCO, assumindo o propósito da geoconservação, da educação para o de-senvolvimento sustentável e do turismo. Verdadeiro museu geológico a céu aberto, com uma área de 328 Km2, é envolvido pelas Serras da Freita, Montemuro e Arada e percorrido por vários rios, oferecendo excelentes condições para diversas atividades lúdicas e desportivas.
Nos rápidos do rio Paiva, encontram-se alguns dos melhores locais em Portugal para a prática de desportos radicais.
O património inventariado totaliza 41 geossítios, isto é, sítios de interesse geológico que se destacam pela sua singularidade e valor, sob o ponto de vista científico, didático e turístico. Têm particular destaque as Pedras Parideiras na Castanheira e as Trilobites Gigantes de Canelas. Para desfrutar em pleno destas paisagens, o Geoparque definiu uma Rede de percursos pedestres e locais extraordinários, entre os quais os Passadiços do Paiva e a recente Ponte 516.